Afonso Pessanha

Afonso Pessanha nasceu em Coimbra, em 1982. Licenciou-se em Design de Equipamento, pela EUAC Escola Universitária das Artes de Coimbra, depois de ter passado pelo curso de Direito e de se ter aborrecido com o facto dos livros não terem imagens. Concluiu a Licenciatura na Facoltá del Design, do Politécnico de Milão, onde se especializou em Design Gráfico e Comunicação, no âmbito do Programa Erasmus.

Em 2009, com a China na ‘mira’, partiu rumo a Macau, com uma mochila, um computador e sem perspectivas. Co-fundou, alguns meses depois, o ‘WAAA! STUDIO’, onde desempenhou as funções de Managing Partner & Lead Designer, tendo liderado inúmeros projectos, nas áreas do Design Gráfico, Web Design, Design de Equipamento e Interiores e Produção Audiovisual. Em inícios de 2012 vendeu a sua participação na empresa que ajudou a construir e partiu rumo a Moçambique, em busca de uma nova experiência, com a mochila às costas e, mais uma vez, sem perspectivas. Constituiu a WAZO, uma empresa de Consultadoria e Pensamento Criativo e foi co-fundador do Colectivo de Design ‘PIRATAS do PAU’, com o qual desenvolveu projectos nas áreas do Design de Equipamento, Carpintaria Criativa, Design Gráfico e Produção de Eventos. Colaborou, ainda, como professor convidado, com o ISArC Instituto Superior de Artes e Cultura de Maputo.

É Consultor Criativo na ‘AR.DE.COR Creative Agency’, em Viseu, cidade onde cresceu, desde Janeiro de 2013, e está, actualmente, envolvido num novo projecto, que visa efectivar o lançamento de uma nova marca nacional de motociclos até ao final do ano.

Viveu em Lisboa, Coimbra, Milão, Macau e Maputo. Tem 31 anos.