Luis Clara Gomes – Moullinex

Se existe uma característica comum em toda a boa música é a sua capacidade para esmagar fronteiras entre géneros, pistas de dança e sófas, doze polegadas e clips do Youtube. É aqui que entra Moullinex, ou Luís Clara Gomes, que se divide entre Lisboa e Munique.

Nascido em Viseu, foi rodeado por música e músicos durante a sua infância e é desde tenra idade que se dedica à busca da sua própria sonoridade, recusando aderir a um género ou cena específica, mas tomando o Disco e o House como ponto de partida.

Sendo assim, se existe uma característica comum nas suas produções, esta deve ser a criação de intricadas melodias, um forte toque humano em música gerada por máquinas, sintetizadores despretensiosos, guitarras desesperadas, linhas de baixo cativantes e batida reminescente de pistas de um passado não muito distante. Luís colabora frequentemente com amigos, na realidade, a maior parte do baixo elétrico ouvido nas suas produções são da responsabilidade de um homem da Renascença, Luis Calçada (sim, outro Luís) e as guitarras são tocadas por Bruno Cardoso, a força criativa mais conhecida como Xinobi.

Enquanto Luís tem visto o seu trabalho reconhecido pelos seus pares, imprensa e fãs de todos o mundo, com remisturas para Cut Copy, Sebastian Tellier, Two Door Cinema Club (a lista continua…) e colaborando com Peaches para uma disco-tástica versão da faixa clássica “Maniac”, conseguiu arranjar tempo para co-fundar a editora DISCOTEXAS, juntamente com Xinobi, a responsável por um impecável catálogo de edições e uma residência num dos clubes mais reputados da Europa, o Lux em Lisboa.

Criada em 2012, The Discotexas Band é a banda da editora, a fazer lembrar o espírito da bandas Soul e R&B da era da Motown e onde Moullinex, Xinobi e Da Chick reinterpretam músicas do catálogo a par dos seus originais. Se pensam que isto é demasiado, esperem, há mais: os videoclips de Moullinex são da responsabilidade de Luís Clara Gomes e Luís Calçada e têm recebido elogios de toda a parte pelo inovador uso de tecnologia e criatividade.