Team

Hugo Ribeiro [Organizer & Licensee]

HUGO_ribeiro

Hugo Ribeiro licenciado em Direito. O seu interesse e compromisso pelas questões juvenis figuram em iniciativas de participação ativa tais como a fundação do Núcleo da ELSA – Associação Europeia de Estudantes de Direito, tendo assumido o cargo de Vice-Presidente da ELSA – Portugal. Durante o seu percurso académico fez, também, parte da Associação de Estudantes, foi membro da Federação Académica e Presidente da Comissão do Curso de Direito.

No ano de 2004 obteve uma especialização em Investigação Criminal, no entanto nunca descurou a relação existente entre a União Europeia e as questões Juvenis, e por essa razão frequentou várias formações relacionadas com Gestão e Coordenação de Projetos Comunitários.

Em Janeiro de 2005 funda a Adamastor – Associação Cultural, uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal missão promover as dinâmicas de mobilidade juvenil no contexto da União Europeia, contribuindo desta forma para o incremento das competências pessoais, sociais e profissionais das comunidades juvenis locais, regionais, nacionais e europeias.

Em 2007 tornou-se diretor executivo da Globaladamastor – Formação e Consultoria, tornando-se especialista em gestão de projectos comunitários ligados ao Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Educação e Mobilidade).

Empreendedor por natureza, em 2009, fundou uma nova empresa, através de um conceito inovador de aliar a formação à oferta de consultoria especializada, serviços clínicos, gestão de eventos, livraria técnica e editora.

No ano lectivo de 2010/2011 leccionou a disciplina de Direito no Instituto Politécnico de Leiria no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica de Turismo.

Atualmente é Presidente da Direção da Adamastor – Associação Cultural, entidade impulsionadora da mobilidade juvenil no Distrito de Viseu. A Adamastor – Associação Cultural ambiciona ser uma referência para a comunidade Juvenil local com o objetivo de ativar e capacitar os jovens para a Democracia Participativa, o Associativismo e Mobilidade Internacional. Dentro das questões juvenis é atualmente Secretário da Assembleia Geral da Federação das Associações Juvenis do Distritos de Viseu (FAJUVIS).

Ainda dentro do campo da Formação e Educação, a convite da Universidade Suíça IMI –Luzern, foi nomeado seu representante em Portugal e Espanha permitindo mais uma vez aos jovens Ibéricos uma oportunidade única de estudarem numa Universidade de referência mundial.

 

Bruno Lamelas [Co-organizer]

Mestrando em Engenharia Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, licenciou-se em Design pela Universidade de Aveiro em 2004, no ramo de Design de Comunicação.Iniciou o seu percurso profissional como freelancer “tenrinho” na área do design gráfico, acabando por ingressar depois, como designer de comunicação, num Grupo Empresarial da área da comunicação, no departamento de Design, onde acabou por assumir o cargo de director criativo. Durante este caminho teve oportunidade de estar envolvido no processo de rebranding de vários grupos empresarias da região centro, participou também em equipas de desenvolvimento de campanhas de Marketing Político e colaborou ainda em diversos projectos de implementação e reposicionamento de marcas.

Subjacence ao interesse pela tecnologia, design e vida, as áreas do branding design e user interface design são os campos onde habita com maior regularidade e satisfação.
Em paralelo, tem estado a desenvolver um projecto na área web de social selling, que venceu já um concurso nacional de empreendedorismo.

Ouve Joy Division, revê regularmente “Laranja Mecânica” e lê Friedrich Nietzsche quando o serão teima em ser longo.
A intenção de co-organizar o TEDxYouth@Viseu surge por um lado da vontade de promover a partilha e geração de valor pela inovação, e por outro lado da sedução de descobrir novos caminhos de uma forma cooperativa.

 

Rui Costa [Volunteer]

Rui Costa

Rui Costa é um músico, é um empreendedor, é um criativo, é tudo isto e mais outra dezena de ofícios. É com orgulho que põe o seu talento e energia ao serviço deste evento esperando poder fomentar a partilha e a concretização de paixões e talentos unidos pela vontade de fazer acontecer.

 

 

 

 

Izidro Alves [Volunteer]

izidro

Natural do Rio de Janeiro, Brasil, tem vinte e seis anos e atualmente reside em Viseu. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro, com especial foco na Engenharia de Estruturas, Dinâmica, Engenharia Sísmica e Geotecnia.

Considera-se uma pessoa com personalidade forte e grande sentido de liderança, características que ganham cada vez mais destaque durante o seu percurso de vida. Desde cedo depositou grande paixão pelos desportos e atividades em equipa, tendo sido capitão das equipas dos escalões de formação de futebol em que participou e aonde com orgulho triunfou.

Comunicar tem vindo a revelar-se uma das suas atividades preferidas e acredita que esta é uma capacidade que advém da sua personalidade. Mesmo fazendo parte de uma área bastante diferente da que escolheu seguir profissionalmente, as diversas áreas da comunicação tem vindo a despertar-lhe grande interesse, como são exemplos a publicidade e o marketing.

Ser um voluntário no TEDxYouth@Viseu é uma opção que deriva primeiramente por acreditar com muito afinco no conceito. Por outro lado, a cidade de Viseu precisa de um “abanão criativo”, sendo esta uma iniciativa que pode vir a despertar boas ideias para tal. Pretende ainda com esta participação aprender, conhecer, desenvolver e se divertir ao ajudar a proporcionar esta oportunidade a todos os viseenses.

 

Mónica Oliveira  [Volunteer]

Monica_oliveira

Natural do Porto, encontra-se de momento a frequentar o curso de Comunicação Social na ESEV. Dialogar e conhecer são coisas essenciais na sua vida, considera, por isso, que está definitivamente no curso certo.

É um bocadinho viciada na adrenalina que o stress lhe dá e totalmente viciada em natação; música e cinema, os seus fins-de-semana são passados na piscina seguidos de umas boas horas de jazz ou blues a terminar com um bom filme.

Futuramente espera poder viajar o mundo, absorver toda a sua diversidade e cultura e quem sabe ir deixando pequenas marcas entre as pessoas.

Ela acredita que estamos todos ligados e por isso juntou-se à  iniciativa TEDxYouth@Viseu. Ela sabe que os jovens serão inspirados pelos oradores, assim não poderia deixar de ajudar a tornar isso realidade.

 

António Lúcio Soares [Volunteer]

549567_117267668419261_384869825_n

Nasci em Viseu em Setembro’84, ano de boa colheita. Curioso por natureza, tive a sorte de nascer numa aldeia e ter o primeiro computador aos 5 anos de idade. Assim, explorei desde cedo o mundo natural e o mundo virtual. Aos 10 anos iniciei aprendizagem na música, mas o instrumento, o Orgão, não foi muito apelativo. Voltei mais tarde à música, com a Guitarra, e esse sim, é o meu instrumento. Ainda vou arranhando qualquer coisa, de quando em vez.
Já emigrei, aos 12 anos, com os meus pais, e espero não ser forçado a repetir a experiência.
A curiosidade não se ficou pela infância. O meu percurso académico, no secundário, inicia-se em Científico-Natural, mas termina em Informática. Licenciei-me em Desporto e Actividade Física, na Escola Superior de Educação de Viseu, e actualmente sou mestrando em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Coimbra.
Por tudo isto, gosto de me definir como ecléctico, gosto de me envolver em áreas diversas: Didáctica/Pedagogia, Ensino, Gestão, Marketing, Treino, Informática, Web, enfim… Como Megginson (foi Megginson e não Darwin quem o proferiu), acredito que sobrevive o mais adaptável.
Gosto de escrever, gosto de stand up comedy, de chocolate e de cinema. Gosto de rádio. O meu programa de rádio é o Governo Sombra, na televisão sou adepto de séries. The Big Bang Theory, Two and Half Men e o “falecido” Dr.House.´
Procuro ser um “problem solver” e desenvolver ideias criativas para resolver com eficiência e eficácia os problemas. Gosto de aperfeiçoar e potenciar processos e produtos.
Descobri o TEDx há cerca de 2 anos, com a Talk do Bento Amaral. Rendi-me ao conceito TED. Invejei – no bom sentido – os organizadores, os oradores, enfim… todos aqueles que participaram e tornaram aquele evento possível. Assim,  quando surgiu a oportunidade de viver por dentro a criação do TEDxYouth@Viseu, não hesitei. Quero fazer parte da equipa TED, ligar o Youtube, carregar um vídeo e pensar “Eu ajudei a fazer acontecer”.

Rita Correia [Volunteer]

rita_ Rita é natural de Viseu e tem 25 anos. Em 2009 termina a licenciatura em terapia da fala pela universidade de Aveiro e neste momento trabalha com crianças em escolas da zona de Viseu.

Ajudar e comunicar estão-lhe no sangue e desde cedo cultivou o gosto pelo voluntariado ajudando, em 2011, a preparar uma escola para o início do ano letivo em Nymburk, República Checa.

Assídua em festivais de verão, a música desperta-lhe sentimentos e emoções desde o rock, ao grunge, indie até aos grandes hits dos anos 80. Viajar é outra das grandes paixões e um dos seus sonhos é visitar todos os países da Europa antes dos 30 anos.

Conheceu o TED na sua vida académica e descobriu a oportunidade de explorar temas relacionados com a neurociência e a comunicação. Assim que surgiu a oportunidade de fazer parte desta comunidade e partilhar o espírito TED, não hesitou e ativou-se.